Protecção Respiratória.
Enciclopédia on-line ao seu dispor.

Graças à Organização internacional que regula os Compostos Orgânicos Voláteis (COV), muitas das substâncias potencialmente nocivas foram completamente eliminadas, ou diminuíram drasticamente dos produtos de pintura modernos, o que não inválida a obrigatoriedade de utilização de equipamento de protecção individual. Protegem contra a entrada de substâncias nocivas pela via aéreas, pele ou olhos, importante para a saúde do pintor.

Dica 1 - Atenção, estamos a utilizar Produtos Químicos.

Até os pintores mais experientes frequentemente subestimam os riscos associados a utilização de determinados produtos de repintura automóvel. Os profissionais de pintura devem estar cientes de que manuseiam produtos químicos que não devem entrar em contacto com o corpo.

Dica 2 - Utilize sempre o Equipamento de Protecção recomendado.

Equipamentos de protecção individual (EPI) - Fato, luvas, óculos de segurança, calçado apropriado, máscara de protecção respiratória - protegem contra partículas, gases orgânicos e fumos durante a preparação e a aplicação, do processo de repintura. A protecção auricular deve ser considerada aquando a utilização de máquinas pneumáticas ou eléctricas. Utilize sempre que necessário a totalidade de EPI, mesmo em situações potencialmente menos perigosas.

Dica 3 - A protecção começa fora da Cabine.

Muitos pintores associam os riscos à saúde, apenas com o trabalho efectuado na estufa, o que é compreensível, mas errado. Os profissionais de pintura devem se proteger, durante a fase preparatória, por exemplo, é importante a utilização de protecção respiratória adequada ao lixar, para evitar a inalação de partículas de poeira microscópicas, bem como na fase da criação da mistura.

Dica 4 - Máscaras de Protecção Respiratória.

A protecção respiratória é de extrema importância para os profissionais de pintura, dentro e fora da cabine, a Standox recomenda a utilização de máscaras adequadas que cumpram com a protecção recomendada para cada produto.

Dica 5 - Certifique-se que o EPI está em perfeitas condições.

Os EPI devem estar sempre em perfeitas condições, para garantir a protecção adequada ao profissional de pintura. Caso apresentem defeitos, danos ou desgaste devem ser substituídos. Especial atenção a manutenção e armazenamento do EPI.

Dica 6 - Torne-se um Exemplo

Dê um exemplo, e torne-se uma referência aumentando a consciencialização sobre a Segurança no Trabalho. As FT Standox apresentam dicas e conselhos de segurança e saúde, dispomos ainda de um serviço de consultoria e formações direccionadas a esta problemática.