Novas Tendências
Quais as novas tendências?

Alto Brilho ou mate? Efeito nacarado ou Brilho profundo? As cores que Elke Dirks e a sua equipa desenvolvem vão surgir num elevado número de novos modelos lançados por muitos fabricantes de automóveis. A equipa de desenvolvimento de cor OEM da Axalta procura constantemente as novas tendências.

"Desde há alguns anos que notámos uma mudança crescente nas cores e efeitos" Elke Dirks, Designer de Cor Automóvel da Axalta.

Quais as novas tendências:

Brilho de elevada profundidade continua a conquistar terreno - Muitos fabricantes de automóveis obtiveram resultados positivos através da selecção de cores com Brilho profundo, razão pela qual esta tendência se mantém. Estamos preparados para, no future, constatar novas cores intensas, e não apenas o vermelho. As novas tendências de cor geralmente precisam de alguns anos até chegarem ao mercado.

Decréscimo do branco - O branco nacarado de efeitos de camada múltipla é uma cor dispendiosa e difícil de repara, está a ser ultrapassado pelos novos tons brancos com aspecto cerâmico.

Mate e efeitos cromados - Superfícies com elevado Brilho continuam a ser as mais procuradas. O seu Brilho profundo produz novos efeitos. As tintas OEM necessitam ser estáveis quando utilizadas em produções em série, razão pela qual os efeitos tipo cromado e as tintas mate tendem a ser uma escolha apenas em produções mais reduzidas ou em trabalhos especiais de pintura.

Partículas de vidro - Comparáveis a partículas de vidro muito finas, estes pigmentos são adicionados à base bicamada. Este refracta a luz criando deste modo um efeito de Brilho cintilante. As partículas de vidro já estão a ser utilizadas em algumas cores OEM. Os pintores necessitam de uma base bicamada especial para proceder à repintura destes veículos.