Aplicação de Standoblue em condições de alta humidade.
Enciclopédia on-line ao seu dispor.

Standoblue é um sistema base bicamada que atinge uma precisão de cor excepcional. Para optimizar os resultados do processo de repintura em condições de alta humidade, a Standox recomenda algumas dicas, para evitar que a aplicação seja muito molhada. 

Uma aplicação muito molhada pode levar a desvios de cor, com níveis de brilho mais baixos, cores mais escuras, texturas mais espessas em cores metálicas, isto ocorre porque os pigmentos de alumínio não atingem a homogeneização ideal. Harald Klockner, especialista e responsável da formação Standox a nível Mundial (Europa, Médio Oriente, Africa (EMEA)), apresenta algumas dicas para a utilização de Standoblue sob condições de alta humidade.

Dica 1 - Especial atenção a textura da superfície

A aplicação de Standoblue em 1 VA requer a aplicação de uma primeira demão uniforme a uma distância de aproximadamente 20 a 25 cm, seguida de uma demão de efeito sobre o revestimento de base ainda molhado a uma distância superior de 30 a 35 cm. Caso seja correctamente aplicado, o Standoblue confere uma textura fina e uniforme, caso contrário o resultado será mais liso e molhada o que levará a um resultado final negativo. A textura fina fornece a base ideal para posteriormente ser aplicado o verniz.

Dica 2 - Pistola /Pressão

Seleccione a pistola de pulverização correta e o tamanho do bico recomendado. Em altos níveis de humidade, os bicos de tamanho superior não devem ser utilizados, uma vez que podem dificultar a aplicação. Ajuste o nível da pressão de pulverização conforme as recomendações da FT. Se a pressão de pulverização for demasiado baixa, pode levar a uma aplicação mais molhada. A Standox recomenda a utilização de um manómetro para garantir que a pressão de pulverização é correta.

Dica 3 - Ajustador de viscosidade é fundamental

A adição de ajustador de viscosidade depende sempre das condições climáticas, por isso consulte sempre o guia climático Standox para garantir que é aplicado o ajustador de viscosidade ideal na proporção correta de acordo com o valor de humidade e da temperatura da cabine de pintura.

Dica 4 - Humidade> 65%

Se a humidade relativa da cabine de pintura estiver acima de 65%, aplique a primeira demão normalmente, com um tempo de flash-off de 2 minutos antes de aplicar a demão de efeito. Para aumentar a segurança do processo e melhorar a estabilidade da cor sob estas condições, poderá aplicar 30% do ajustador de viscosidade Standoblue para cores de efeito e metalizadas