Efeito Metal Líquido
Enciclopédia on-line ao seu dispor.

As superfícies em metal líquido assemelham-se mais a membranas metálicas reluzentes do que as pinturas com acabamento standard. É um efeito que ganha vida nas carroçarias de automóveis desportivos exclusivos ou em viaturas de gama alta. E representa um verdadeiro desafio para as capacidades do técnico de repintura, uma vez que requer uma precisão irrepreensível em todas as etapas do processo.

Quando aplicadas correctamente, as pinturas tipo metal líquido realçam significativamente as dinâmicas dos contornos do veículo, e o efeito obtido não é comparável às tonalidades standard da cor prata. 

Preparação

Aplique um aparelho Standox COV ou EP na peça a repintar. Seque e lixe o betume como habitualmente de acordo com a FT correspondente. Aplique um verniz Standocryl COV no aparelho lixado. Siga as directrizes de aplicação e secagem do verniz consoante a FT do mesmo. Sugestão - Seque bem o verniz, poderá necessitar de um período adicional de secagem.

  • Lixar o verniz

  • Lixe a superfície do verniz na peça repintada e na pintura antiga existente com uma máquina com P1000 a P1500. Lixe as arestas e os cantos manualmente com P3000.

  • Tenha cuidado de modo a não lixar até ao aparelho.

Aplicação e técnica de esbatimento.

Aplique Color Blend.

Aplique Standoblue Color Blend na área de esbatimento. A área de Color Blend deve estender-se até aproximadamente 10 a 20 cm da área a repintar.

Aplicação

Prepare o Standoblue para aplicar: misture Alubeam mais 50% de Ajustador. Aplique a primeira demão até à orla do Color Blend ainda húmido. Esta demão deve quase cobrir a área a repintar (aparelho).


Esbatimento

Aplique a segunda demão, a uma maior distância, sobre a área de reparação e a área Color Blend ainda húmida para a uniformização da cor. Enquanto a color Blend e a cor Standoblue estiverem húmidas é possível repetir este passo se necessário.

Verniz

Aplique um verniz Standocryl COV na totalidade da área da reparação e aguarde a secagem. Nota- Seleccione o verniz de acordo com as homologações do fabricante