Pintura Bicamada com verniz colorido.
Enciclopédia on-line ao seu dispor.

Um Ford ao sair da linha de produção na cor Azul Blue Candy não terá dificuldades em captar as atenções. Por outro lado, um automóvel azul "clássico" é geralmente escuro e discreto, motivo pelo qual esta cor é geralmente aplicada em viaturas de luxo. Portanto, comparativamente, o descontraído e impressionante azul Blue Candy é realmente cativante e tem um aspecto fantástico, especialmente co compacto Fiesta. Para manter este efeito mesmo após uma reparação na pintura, os técnicos de repintura têm de utilizar um verniz colorido.


Preparação de painéis de Teste. 

O número de passagens de pulverização ou a espessura da película do verniz colorido são factores críticos para o efeito, para a luminosidade e para o brilho da cor final.

1 - Pintar um painel de teste de cor. 

  • Pulverize um painel de teste. Utilize esta amostra para determinar quantas demãos de aplicação de verniz colorido são necessárias para obter a melhor correspondência possível com o veículo a repintar. Uma peça antiga de carroçaria é ideal para este fim.

Aplicação e técnica de esbatimento.

2 - Lixar o aparelho e a área a repintar.

Prepare a área como habitualmente, lixe o aparelho com P500 a P600, mas a área de esbatimento com P1000 a P1200.

3 - Aplique Color Blend.

Na área de esbatimento e nas superfícies adjacentes ou na peça da carroçaria adjacente.

4 - Aplicação de base bicamada e evaporação.

Aplique Standoblue/ Standohyd Plus base Blue Candy na área ou na peça adjacente. Siga as directrizes constantes na FT. Permita que a base bicamada e a Color Blend sequem.

5 - Aplique Verniz colorido.

Prepare duas pistolas de pulverização com verniz colorido e incolor de modo a poder trabalhar rapidamente. Utilize combinações de endurecedores lentos ou diluente. Aplique o verniz colorido na peça a reparar e pulverize para além da zona de esbatimento da base bicamada

6 - Aplicação com o verniz incolor.

Aplique o verniz incolor na restante superfície da peça adjacente e sobreponha ao verniz colorido ainda húmido. Seque de acordo com a FT. 

Sugestão- Dependendo do Verniz Standox COV seleccionado, será recomendável aplicar uma camada adicional de verniz incolor sobre a reparação e o verniz colorido. Isto pode ser feito imediatamente ou após o flash-off suficiente.

Vantagem - Torna-se mais fácil polir imperfeições, como poeiras, e as zonas de esbatimento do verniz é mais fácil.