O nosso foco é manter o padrão de qualidade.
Em entrevista para Jornal das Oficinas, Luís Alves, Gestor do Negócio de Repintura Automóvel na Robbialac faz um balanço dos 36 anos da presença da marca Standox no mercado da repintura automóvel em Portugal.
Com cerca de 90 anos no mercado português a Robbialac possui 1.500 pontos de venda incluindo distribuidores/revendedores e 59 lojas próprias. Destas, 12 são também especializadas no negócio de repintura automóvel possuindo quer meios técnico e humanos devidamente preparados, em complemento a nível nacional e ilhas com cerca de 15 distribuidores também especializados em repintura automóvel garantindo uma cobertura geográfica global.
Que balanço faz do desempenho da marca
Standox ao longo destes 36 anos de presença no
mercado da repintura automóvel em Portugal?
A Standox sempre se posicionou no segmento premium do mercado com soluções de alta tecnologia. No mercado de Tintas Construção Civil, a Robbialac é vista como um exemplo de notoriedade associada a alta qualidade dos seus produtos, como tal sempre esteve presente no segmento premium das tintas decorativas. Neste enquadramento a elevada notoriedade das 2 marcas foi sempre evidente com reconhecimento pelo mercado e clientes. Nos últimos 5 anos deu se uma consolidação da marca no mercado nacional, com elevada estabilidade, com crescimento efetivo e ganhos de quota de mercado.
A procura da rentabilidade em cada reparação,
com a combinação dos melhores produtos e processos é neste momento a principal preocupação
das oficinas de colisão. Como a Standox tem conseguido ajudar as oficinas a
serem mais rentáveis?
Um dos fatores cada vez mais relevante, tem sido a preocupação por parte dos clientes finais por produtos que requerem um baixo consumo de energia e que permitem uma economização oficinal, com poupanças de tempo, energia e material. Para responder esta realidade a Standox apresenta o mais recente sistema base bicamada, o Standoblue, sistema ideal para melhorar a eficiência e desempenho, na medida em que foi desenhado para minimizar etapas e distrações. O sistema Standoblue aliado com as soluções de gestão de cor da marca, desde o software Standowin IQ, Genius e o constante desenvolvimento de produto permite que as oficinas Standox sejam mais rentáveis. Para além, dos produtos inovadores e de alta tecnologia é importante referir que dispomos de um serviço de otimização de processos de forma a garantir uma maior eficiência através da análise de KPI onde examinamos os principais indicadores de gestão oficinal e juntamente com os nossos clientes/parceiros conseguimos ajustar os processos e melhorá-los caso necessário para que os mesmos se mantenham competitivos.
A Standox lançou no ano passado um site
totalmente em português e está muito ativa nas redes sociais, nomeadamente no
Youtube com Standovision. Considera importante estar presente no online e na
comunicação digital? Porquê?
A existência destas plataformas permitem reforçar o posicionamento Premium da marca Standox e o compromisso da empresa, Tintas Robbialac SA com o negócio da repintura automóvel. Ambas as plataformas foram criadas com o objetivo de facilitar a comunicação com todos os intervenientes do negócio da repintura. São importantes na medida em que nos aproximam dos profissionais de pintura e permite responder as suas necessidades. Hoje e através do novo site totalmente em português é possível aceder todas as notícias e novidades Standox, catálogo de produtos e serviços, todo o suporte técnico como fichas técnicas e de segurança, todas as soluções de gestão de cor de última geração da Standox, bem como um capítulo exclusivamente destinado a formação onde estão disponíveis uma ampla variedade de vídeos tutorias através do nosso canal de Youtube Standovision Portugal.
Lançaram há cerca de um ano o verniz VOC Xtreme
Plus K9600. Como caracteriza este produto e qual foi a sua aceitação por parte
dos profissionais da repintura?
O lançamento deste produto revolucionário ficou condicionado pela pandemia que não permitiu a apresentação presencial quer nas oficinas, mas principalmente nas ações de formação no nosso centro em S. João da Talha. Estas ações são fundamentais para que os profissionais de pintura tenham contato mais próximo com o produto e vejam todas as potencialidades do mesmo, é inegável que o novo verniz VOC XTREME PLUS K9600 estabelece um novo nível de qualidade sendo perfeito para as oficinas que procuram e desejam aplicações eficientes, com alto rendimento e que também desejam reduzir custos operacionais. Especialmente desenvolvido para uma secagem a baixas temperaturas, secando entre 10 a 15 minutos a 40ºC e a 20ºC em 30 a 55 minutos tendo ainda a opção de 5 min/60ºC. O verniz apresenta uma grande flexibilidade podendo ser aplicado em 1,5 ou em 2 demãos, graças ao seu bom corpo permite cobrir facilmente pequenos pontos ou partículas de pó, minimizando assim o esforço necessário para o polimento. Quando utilizado como parte do Sistema Xtreme deixa de ser necessário adicionar endurecedor a base bicamada Standoblue simplificando o processo de utilização. A mais valia do sistema Xtreme consiste no fato de oferecer um equilíbrio ideal entre a economização de energia e rendimento. Em baixas temperaturas, o consumo energético pode ser reduzido em até 70%, por outro lado, as oficinas podem usar o sistema Xtreme para reduzir o tempo necessário de reparação incluído tempos de flash-off e secagem para cerca de uma hora permitindo uma maior produtividade e tornando as pequenas reparações mais rentáveis.
Está previsto o lançamento de novos produtos no
mercado ainda este ano?
Neste momento não estão previstos lançamentos de novos produtos o que não significa que não possam acontecer no último quadrimestre.
Os lançamentos confirmados estão enquadrados no desenvolvimento de soluções de consultoria e gestão oficinal: Novos módulos do software de gestão oficinal (Painel KPI) e digitalização da cor, STANDOWIN IQ e IQ Cloud
Com a impossibilidade de realizarem formações presenciais,
que alternativas arranjaram para manterem os vossos clientes atualizados
relativamente aos novos produtos e ferramentas?
Inicialmente começamos por disponibilizar gratuitamente o programa de E-learning MiKEY, onde os técnicos e profissionais tinham acesso a oito módulos de formação, que permitiam desenvolver e apurar competências no ramo da repintura automóvel.
Desde de 2018 que o programa de e-learning fazia parte do plano de formação Standox, anteriormente visto como uma ferramenta de complemento no entanto e com a impossibilidade de realização de formações presenciais tornou-se numa ferramenta importante, uma vez que possibilitava aos participantes rever e abordar procedimentos que muitas vezes são esquecidos, levando a uma melhoria prática dos processos de trabalho e consequentemente, a melhores resultados.
O programa teve disponível gratuitamente durante três meses, no pico da pandemia, mas acabou por ser descontinuado pela marca Standox. Que apostou na criação de um canal de Youtube Standovision Portugal permitindo que todos os profissionais de pintura continuassem a aprimorar os seus conhecimentos com uma ampla variedade de vídeos, sobre novos produtos, técnicas de aplicação e muitas outras dicas que podem ajudar no trabalho do dia-a-dia.
No entanto está em desenvolvimento uma nova ferramenta de
e-learning que resultará da evolução do MIKEY e STANDOVISION, devendo ser
apresentada oportunamente.
Como caracteriza as soluções de gestão digital da Cor que a Standox disponibiliza para as oficinas de colisão?
Digitalização da cor é e continuará a ser um tópico marcante no setor de repintura automóvel, a Standox significa também tecnologia sendo este um pilar na marca que já tinha como prioridade a digitalização através de processos, serviços e ferramentas maioritariamente digitais. Atualmente quando se fala em colorística é inevitável falar do digital e das novas soluções de gestão de cor de última geração, desde o software Standowin IQ, que permite que todos os intervenientes no processo trabalhem com mais segurança, mais eficiência e de uma forma mais simples, ao espectrofotómetro GENIUS, ferramenta ideal e a nosso ver "obrigatória" numa oficina de referência. Sabemos que a digitalização é um processo de grande importância e que continuará a ser um tópico marcante no setor, tendo a consciência que são as oficinas que decidem a velocidade com a qual avançam no processo de digitalização, mas cabendo a nos garantir que as oficinas Standox têm disponíveis as ferramentas necessárias que permitam desenvolver e evoluir os seus negócios para o futuro, passo a passo.
Como reagiram à pandemia e que impacto está a ter no negócio da Standox?
Como todos os players a Standox Portugal
foi também afetada negativamente pela pandemia do Covid 19. Com o 1º
confinamento entre março e maio do ano passado existiu uma alteração
significativa das rotinas da população em geral, o que em termos práticos no
negócio da repintura automóvel representou uma redução significativa da
mobilidade, uma redução do nº km percorridos, menos acidentes e
consequentemente menos reparações. A partir de junho e até ao final do ano existiu
uma gradual recuperação com diversas oscilações, nunca chegando a valores
próximos dos anos anteriores. No início deste ano e com um novo período de
confinamento existiu novamente uma redução de atividade no mercado de repintura
automóvel, mas neste momento já é notório uma evolução positiva do negócio com
um aumento de atividade das oficinas
Considera que as oficinas que utilizam produtos
Standox têm meios técnicos e humanos para acompanhar a evolução que o mercado
da repintura automóvel está a ter?
A Standox como marca premium que é tem disponíveis uma ampla variedade de ferramentas onde se destaca o website totalmente em português e um canal de youtube Standovision Portugal, estas plataformas aliadas com as soluções de gestão de cor da marca, desde o software Standowin IQ, Genius e o constante desenvolvimento de produto como é o notório através do lançamento do verniz VOC Xtreme Plus K9600, produto de elevada tecnologia ideal para o aumento da rentabilidade e produtividade com baixos consumos energéticos, respondem as necessidades dos clientes e permitem que os mesmos acompanhem a evolução do mercado de repintura automóvel e em simultâneo desenvolvam os seus negócios. Atualmente a generalidade das oficinas possuem os meios técnicos adequados, quer os disponibilizados por nós já referidos atrás , quer os próprios: Cabines de pintura , zonas de preparação , sistemas de aspiração e equipamentos ligeiros (pistolas ,lixadoras , infra vermelhos ,etc.). Os meios humanos têm evoluído muito por via dos diferentes tipos de formação que disponibilizamos: On-Job, no CFRA (Centro Formação Repintura Automóvel) e on -line. No entanto, o principal problema é a pouca renovação de mão de obra especializada, justificada pela escassez de jovens pintores.
Qual é a principal prioridade da Standox para o
mercado português?
A Standox tem como prioridade reforçar o seu posicionamento premium da marca através da sua equipa técnico/comercial especializada no negócio de repintura automóvel apoiada pela Axalta e suportada pela sua rede de distribuição e lojas próprias a Standox tem como foco manutenção do padrão de qualidade e serviço reconhecidos na marca através das ferramentas digitais e serviços de consultoria anteriormente referidos de forma a garantir que as oficinas Standox sejam mais rentáveis e produtivas de forma a poderem encarar os presentes desafios de uma forma otimista.
Quais são as perspetivas para 2021 a nível de
volume de negócios? Considera que vai ser um ano positivo para a Standox apesar
da pandemia?
Perspetivamos um ano ainda muito marcado pela pandemia, alias como se tem vindo a verificar nestes meses iniciais com um novo período de confinamento, no entanto já é notório uma evolução positiva e um aumento de atividade nas oficinas. O objetivo passa pela angariação de novos clientes, mas fundamentalmente pela fidelização e manutenção dos clientes existentes através das nossas ferramentas de gestão oficinal e consultoria de forma a permitir a otimização de processos, aumento de rentabilidade e produtividade dos nossos clientes.