Caramulo
Maior festival motorizado em Portugal.

Foi no passado fim-de-semana, de 6-8 de Setembro, que decorreu a mais recente edição do Caramulo Motorfestival, organizado pelo Museu do Caramulo em parceria com o Automóvel Club de Portugal, o Caramulo Motorfestival é o maior festival motorizado em Portugal.

Um evento dedicado aos automóveis e motociclos clássicos e desportivos, que combina a competição com uma variedade de acções lúdicas e turísticas, orientado não só para os verdadeiros aficionados dos automóveis e motociclos, mas para todo o público em geral, especialmente as famílias que, assim, podem desfrutar de um fim de semana inesquecível na Serra do Caramulo.

A 14º Edição do festival coincidiu com a celebração dos 60 anos do edifício do Museu do Caramulo e os 40 anos da mítica Rampa do Caramulo.

O festival contou com cerca de 1100 automóveis, motos e aviões e com um elenco notável de "pilotos de luxo", onde se destaca o finlandês Markku Alén, estreante do evento, mas vencedor de 19 ralis, cinco deles em Portugal, Filipe Albuquerque, participante no Campeonato DTM., Pedro Marreiros, actual Campeão de Espanha GTS entre outros.

O Museu do Caramulo será sempre uma das grandes atracções do Caramulo Motorfestival, que apresenta as suas colecções permanentes de arte, automóveis, motos, bicicletas, etc. 

Aberto ao Público há 60 anos, desde 1959, o Museu do Caramulo alberga no seu espólio várias colecções e exposições, além do próprio edifício, construído à volta de um claustro do séc. XVIII, tendo sido a segunda construção realizada de propósito para ser um museu em Portugal.

Números & Factos:

  • Mais de 100.000 visitantes anuais (museu e eventos); 
  • Mais de 93 mil seguidores no Facebook; 

  • Colecção de automóveis, motociclos e velocípedes com mais de 100 veículos, cobrindo 150 anos de história.  

Pelo segundo ano consecutivo, a Standox patrocinou Porsche 911 - 2.4 E Coupé de 1973, que se encontra em exposição permanentemente no Museu do Caramulo, sendo presença assídua no Caramulo Motorfestival. 

A Standox, representada em Portugal pela marca de tintas Robbialac é responsável pela manutenção e conservação do Porsche 911 - 2.4 E Coupé.

Foi com um enorme prazer e orgulho que a Standox "apadrinhou" o Porsche 911 - 2.4 E Coupé, ser responsável pela manutenção e conservação do veículo permite reforçar a posição da Standox como Classic Color Partner. 

A parceria com o Museu do Caramulo e consequentemente com o Evento Caramulo Motorfestival, para além de nos permitir estar mais próximo dos verdadeiros aficionados dos automóveis clássicos aumentando assim a nossa visibilidade/notoriedade neste nicho de mercado, permite reforçar o posicionamento da marca Standox como um parceiro ideal para cores clássicas, num mercado de reparações em claro crescimento. 

As oficinas Standox oferecem um sistema exclusivo e especializado para caros clássicos, o serviço Classic Color, um serviço que permitirá:
  • estimar o processo e valor de reparação;
  • garantir a protecção de peças históricas de forma eficaz contra a corrosão;
  • encontrar a cor certa através das mais recentes ferramentas digitais como o Espectofotómetro Genius XS e a nossa base de dados com mais de 200.000 fórmulas de cor Standowin IQ;
  • Obter um acabamento de excelência com o selo de qualidade Standox.