Ano de Formação 2019
Balanço do ano de formação 2019

Fabricada em Wuppertal-Alemanha, a Standox acredita que as suas oficinas podem encarar o futuro com confiança, com excelentes Sistemas de pintura, produtos, Formação Abrangente e consultoria de negócio especializada. 

A Formação Standox, sempre foi um marco da marca, que apresenta mais de 60 Centros de Formação em 35 países, apoiando as oficinas a ampliar os seus conhecimentos e a descobrir novas técnicas e produtos, graças a uma biblioteca única que oferece conhecimento de suporte para os profissionais de Pintura, tendo em consideração os problemas reais enfrentados diariamente pelos mesmos.

Em Portugal, não poderia ser diferente, desde 1986 que o Centro de Formação se encontra activo, tendo sido renovado em 2001. 

Localizado na sede das Tintas Robbialac - representante oficial da marca Standox em Portugal, o Centro de Formação de Repintura Automóvel (CFRA) desempenha um papel importante, no apoio aos pintores ao nível dos processos e Produtos bem como no apoio à Gestão Oficinal dada aos Gestores de Pós-Venda e aos Chefes de Oficina de Colisão.

Com 10 Cursos de Formação, que abordam todas as etapas existentes num processo de repintura automóvel, o CFRA dispõe dos mais recentes equipamentos aliados a experiência dos formadores especializados. 

Com uma forte componente prática e adaptado às necessidades dos nossos clientes, o CFRA tem como objectivo melhorar as práticas de trabalho (pintura e gestão), para garantir os melhores resultados dos nossos clientes e parceiros.

O plano de formação Standox foi desenhado por profissionais para profissionais, porque só assim é possível expandir conhecimentos e apurar competências essenciais no ramo da repintura. 

Os cursos de formação oferecidos pela Standox abrangem uma vasta variedade de possibilidades, permitindo que os profissionais de pintura, aperfeiçoem, diferentes vertentes de acordo com as suas necessidades. 

Apresentamos ainda aos nossos clientes e parceiros a possibilidade de realizar uma formação personalizada On-Job, isto é directamente nas instalações dos mesmos, caso não se consigam deslocar-se ao CFRA.

A Standox disponibiliza ainda um serviço de consultoria onde os seus clientes podem seleccionar e optar pela área mais "crítica" de acordo com as necessidades reais do seu negócio e receber um acompanhamento de excelência.

Com a era da digitalização e globalização, a Standox apresenta também um programa de E-learning, MiKEY onde os técnicos podem aceder na sua oficina utilizando um PC, Laptop ou Tablet com acesso a Internet. Permitindo aos técnicos uma aprendizagem interessante ao seu ritmo e ao ritmo da oficina, desenvolvendo/apurando competências essenciais no ramo da repintura. 

No seguimento, existe ainda a Standopedia, género de uma enciclopédia on-line que contém informações técnicas importantes, não só para jovens profissionais, mas para pintores experientes- que procuram actualizar e aperfeiçoar as suas competências. Construída com diversos tópicos especiais sobre o processo de pintura é regularmente actualizada, Standovision vídeos com dicas de repintura profissional para a correta utilização e rentabilização dos produtos Standox, Standotheks publicações técnicas, sobre os diferentes temas relacionados com trabalho de Oficina. 

Todas as fichas técnicas e de segurança para sistemas de pintura de veículos comerciais e pesados encontram-se disponíveis para download para clientes Standox em Português no site oficial. Estas apresentam instruções de mistura, aplicação e dados de segurança com o objectivo de maximizar os produtos e os sistemas Standox.

Sempre que necessário a equipa Standox encontra-se disponível para disponibilizar e criar material de suporte técnico e comercial dos seus produtos e sistema aos seus clientes. 

Dados Gerais Formação Standox (até ao dia 20/11/2019)*:

Dados de 2019 contabilizados até ao dia 20/11/2019, estando calendarizadas mais 3 formações com número de participantes por confirmar.

  • 31 acções de Formação: 
  • 6 Formações Internas; 

  • 25 Formações Clientes; 

  • 433 Horas de Formação: 

  • 69 horas de Formação - Interna; 

  • 364 horas de Formação - Clientes; 

  • 169 Participantes: 

  • 71 - Internos; 

  • 98 - Clientes; 

  • 21 Formações On-Job: 232 horas ;

  • 23 Sessões de Acompanhamento Profissional Projecto FST - 184 horas de Acompanhamento 

  • 103 Assistências Técnicas 

  • Módulo de Formação mais frequentado: Ecotech - Novas Tecnologias de Pintura - Standoblue; 

  • Novas tendências de Formação: •Repintura Automóvel - Aplicações Decorativas / Standofleet Industry

Em 2019, uma das grandes apostas da Standox-Robbialac foi na formação dos respectivos colaboradores, clientes e parceiros, existindo um aumento significativo no número de formações (210%), horas (344%) e formandos (197%). 

Existindo também uma clara aposta na formação interna quer para as equipas das lojas Robbialac, onde se encontram produtos de repintura automóvel, quer para a equipa comercial de Construção Civil que cada vez mais, começa a explorar soluções nos produtos existentes da Gama Standofleet Industry. 

O aumento do nº de formações (CFRA e On-Job), conduziram para a diminuição do número de Assistências (-39%), sendo este um claro objectivo para o presente ano, onde a nossa aposta foi na prevenção de problemas através da formação, melhorando os processos de trabalho dos nossos clientes, minimizando assim a necessidade de intervenção dos nossos técnicos especializados em situações "criticas " no cliente.

No final de cada curso de formação Standox todos os participantes são convidados a preencher um questionário de Avaliação de Acção de Formação.

A opinião de todos os participantes é importante para que o serviço prestado seja melhorado e para que o CFRA tenha dados que permitam adaptar os cursos, módulos etc., de acordo com as expectativas e necessidades dos participantes;

  • Numa apreciação global a formação Standox apresenta valores de avaliação bastantes positivos, confirmando-se como Marca Premium no ramo da RA; 
  • De acordo com os 83% clientes a formação Standox vai de encontro com as suas expectativas sendo que 85% dos clientes considera que as formação foram de encontro com as suas necessidades 86% dos clientes julgam que a formação terá um impacto positivo para o seu desempenho prático;
  • Notório que existe uma valorização da documentação entregue por parte dos clientes, onde 81% considera com Muito boa; 
  • 91% dos clientes consideram o tempo de formação adequado; 
  • O formador Standox é bastante apreciado sendo que 98% dos clientes atribuem classificação máxima neste parâmetro. 
  • 94% dos clientes considera o equipamento disponível no CFRA, como muito bom existindo também uma apreciação bastante positiva 91% das Instalações;

Consideramos que a aposta na formação será algo a manter e a desenvolver num futuro próximo e tendo em conta que estamos a assistir cada vez mais rapidamente a uma "modernização" e globalização dos processos de pintura, sendo cada vez mais importante as marcas darem respostas a estas constantes evoluções do mercado e da indústria automóvel.

O nosso objectivo como marca premium será sempre na aposta da formação dos nossos clientes e parceiros na medida em que acreditamos que é um veículo importante para o sucesso profissional dos mesmos. 

Neste momento, estamos já a trabalhar no próximo ano de formação, em que os objectivos passaram pela revisão dos cursos de formação, aumento do nº de formações, horas e formandos (internos e clientes).